CONVITES E MATÉRIAS

Surama Caggiano , artista plástica, arte educadora e africanista, seu trabalho tem como tema principal a arte e a cultura dos povos africanos e afro brasileiros. Criou e desenvolveu a técnica do mosaico contemporâneo, que substitui as pastilhas do mosaico tradicional por CDs inutilizados, jornais, revistas e materiais diversos de descartes.

Em 2010 realiza sua primeira exposição “Mulheres Africanas” no Tu Mercado de Arte/SP onde produz a união das artes visuais com o mosaico na criação de esculturas em tamanho natural que representam a beleza, força, atuação social e cultural das mulheres africanas de 15 países do continente africano retratando e afirmando a identidade e origem da mulher afro-brasileira. Em novembro de 2010 expõe novamente “Mulheres Africanas” em Salvador na Bahia da qual abre o calendário Novembro Negro na Galeria do Conselho a convite da atual ministra da SEPPIR Luiza Bairros./SP.
Em setembro de 2012 a artista e a exposição “Mulheres Africanas” são homenageadas com a releitura das obras na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul pelas crianças do ensino fundamental do

Colégio Santa Inês. Em julho de 2013 a APAE do estado do Paraná as releituras dos trabalho
da artista assim como sua técnica de mosaico contemporâneo fazem parte do cronograma de atividades artísticas com deficientes visuais e físicos. Desde 2012 Mulheres Africanas fez parte das releituras de escolas públicas e particulares de vários estados brasileiros, colocando em prática a lei 10.639/03.